Conte com os Amigos

Como é bom saber que temos amigos, nos tempos digitais então, quantos amigos!

Uma amizade destas, inclusive, se conquista com muita facilidade, com alguns cliques e curtidas.  Mas quando falamos de amizade de verdade… Essas são difíceis, raras e a sua manutenção só se faz com muita dedicação, paciência e afeto. Se você não tiver tempo para cultivar uma amizade, esqueça-a, pois ela vai morrer. A distância até permite longos abraços entre aqueles que foram próximos um dia, naquele reencontro marcado, naquele dia de festa.

Mas a amizade necessita de cumplicidade, precisa de ouvidos, bocas e copos. Amizade de verdade necessita de olhar se cruzando, passadas compassadas, gargalhadas sem filtro.

Se você só tiver tempo para seus próprios afazeres e não se preocupar em ouvir, consolar e afagar o amigo, saiba que você só terá fortuitos relacionamentos e ficará cercado de pessoas cheias de interesse em algo que você possa dar a elas, enquanto tiver para dar.

Todos precisam compartilhar o que tem de melhor e mais precioso, é a lei da evolução.

Sem dúvida que, hoje em dia, o nosso maior patrimônio chama-se tempo.

Mas é um equívoco pensar que se o tempo é seu, ele deve ser gasto apenas com suas próprias necessidades. Somos seres formatados para relacionamentos, para a troca afetiva.

Se o seu tempo não for compartilhado com seus melhores amigos certamente você irá se sentir solitário em bem pouco tempo, suas materialidades vazias vão gritar do fundo de um poço escuro e vão mostrar sua ineficácia.

Trabalhamos demais hoje, fato. Trabalhamos demais para não sermos ultrapassados, pois a competição é feroz e intensa. Mas não perca o bom senso, nem todos querem sua vaga, nem todos te perseguem ou querem te prejudicar.

Alguns querem apenas compartilhar um vinho, contar as novidades ou dividir seus problemas. E se você acha que essa última parte não lhe interessa, isso também pode lhe custar caro.

Não acredite que você nunca vai precisar de um ombro amigo. Todos nós, em diversos momentos da vida, vamos precisar de um. Aprecie, é bom precisar daquele amigo que nos acolhe, nos diverte, não nos julga e nos aceita, assim, singelamente.

O trabalho traz a satisfação para nosso ego, é onde podemos mostrar nossa competência e expertise, mas neste meio podemos também nos corromper pela vaidade e pelo aceno sedutor do poder. Até o trabalho, sem amizade, o trabalho é só trabalho.

Desprezar amigos por causa da falta de tempo, pelo egoísmo de não querer saber dos seus problemas ou por achar que seu trabalho é mais importante do que o ócio salutar de um bate-papo, notícia urgente para você, você só terá a sorte a te acompanhar pelos caminhos da vida.

E sabe o que a sorte significa? Nada! A sorte é nada quando você nada tiver!

Então, solte o cinto, relaxe, puxe a cadeira e se sente, descalce os pés e peça dois cafés…

É hora de regar as amizades, é hora de esquecer que você não tem tempo.

Não conte com a sorte, conte com os amigos!
Dra. Silvana Leonel